X

Cotidiano

Prédio de SV tem bunker anti-guerra, construído durante a 2ª Guerra Mundial

O fato ainda é desconhecido por muitas pessoas, mas o bunker está situado 11 degraus abaixo do solo e com espaço para 80 pessoas

Da Reportagem

Publicado em 27/07/2020 às 18:00

Atualizado em 27/07/2020 às 19:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atualmente o bunker foi remodelado pelo restaurante e é usado como salão de karaokê / Reprodução e nair Bueno/DL

Localizado na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, na esquina com a Rua Frei Gaspar, o Gáudio é um dos mais antigos edifícios residenciais da cidade de São Vicente. Há quem diga que ele é efetivamente o mais antigo de todos, porém outros afirmam que os edifícios Tumiarú e Icaraí foram construídos primeiro. No entanto, o que difere o Gáudio de todos os outros edifícios da cidade é que ele é o único que possui um bunker anti-guerra, construído no período da Segunda Guerra Mundial. O fato ainda é desconhecido por muitas pessoas, mas o bunker está situado 11 degraus abaixo do solo e com espaço para 80 pessoas.

O espaço ficou abandonado por um tempo, pois nunca chegou a ser usado para sua finalidade real. Posteriormente, foi usado como depósito de bebidas pelo restaurante de mesmo nome do prédio situado no térreo. Atualmente o bunker foi remodelado pelo restaurante e é usado como salão de karaokê, bem como alugado para festas e eventos.

Além do bunker, o Gáudio foi o primeiro prédio da região a possuir um jardim em sua entrada e rapidamente se tornou um ponto de encontro não só para os jovens de São Vicente, mas como para os vindos de cidades vizinhas.

Certo é que, a despeito disso, o suntuoso prédio além de seu design charmoso possui características marcantes em sua história.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Todo cuidado é pouco! Brasil teve 34 mil quedas de criança em 2023

Os dados foram coletados do SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do SUS pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria)

Operação Muditia

Ricardo Queixão chora e admite recebimento de pix mensais em depoimento

Vereador de Cubatão foi preso no último dia 16 por possível envolvimento com fraudes ligadas ao PCC

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter